Mensagem . 15.º Aniversário do Corpo Nacional de Intervenção Civil

Assinalam-se, precisamente hoje, 15 anos sobre a fundação do Corpo Nacional de Intervenção Civil.

No fim da tarde de 30 de abril de 2008 iniciou-se o caminho que hoje marca a sua 15.ª etapa.

Construímos lentamente o que somos hoje : Uma associação adolescente. No entanto somos uma jovem associação que, sabendo a sua finalidade, procura, ainda que dentro das suas dificuldades, atingir o seu objetivo fundamental : ajudar quem mais precisa.

Já mais recentemente, em 2021, e ainda com 13 anos, soubemos que mais havia a integrar na nossa ação, procedendo-se a uma alteração dos seus estatutos que, mantendo a sua génese fundamental de proteção civil, permitiu acrescer à sua atividade a cooperação para o desenvolvimento, o planeamento civil de emergência, a ajuda humanitária e ajuda de emergência.

Devemos, por isso, considerar esta associação, ainda que jovem, consciente institucionalmente do seu papel social. Papel este que, nas nossas ações, afirmamos.

Afirmamos e prosseguimos com o esforço de todos aqueles que nesta instituição prestam serviço e que para com ele colaboram.

Ouve dizer-se que a satisfação está no caminho e não no atingir o objetivo. No caso do Corpo Nacional de Intervenção Civil, este objetivo nunca é atingido, infelizmente porque, em cada canto do nosso mundo que passemos, encontraremos sempre quem necessite do nosso apoio e de todos aqueles que, neste campo, desempenham as suas funções.

Que se renovem pois, neste 15.º aniversário, os votos e a força para darmos continuidade à nossa missão. Foi por ela que nascemos, é por ela que continuamos vivos, é por ela que continuamos presentes.

Somos uma gota no oceano mas é com mais do que prometia a força humana que continuaremos certamente no nosso caminho!

VIVA O CORPO NACIONAL DE INTERVENÇÃO CIVIL!

 


 

Comentários